Apoio Cultural

Um novo ‘Lugar ao Sol’ para contemplar em Samambaia

Da porta de seu restaurante, em Samambaia, José Nilton da Silva, 60 anos, vê o monumento – recém-reformado pela administração regional – chamado Lugar ao Sol. Localizado no balão da Avenida Central, a obra de arte é composta por três casas em cores primárias: amarelo, azul e vermelho. A estrutura de aço de carbono é uma homenagem aos moradores da cidade – criada com o objetivo de dar moradia digna às pessoas.

“Essa iniciativa foi muito importante para todos nós. A obra, assim como as outras, estava muito deteriorada”, lembra José Nilton. “As pessoas passavam e não reparavam mais a obra de arte. Agora, chama atenção. Os clientes que frequentam o restaurante gostam de observar e elogiam a reforma”, comenta o empresário.

Além desta, mais sete obras de arte fazem parte do projeto Monumentos para Samambaia, criado em 2005 pelo professor Clayton Braga e o artista plástico Elton Skartazini. Elas passam por reforma após 16 anos. Além de homenagear a cidade e seus moradores, as estruturas contam a história da região, estimulam o conhecimento e a imaginação e a transparência do poder público.

“Estou muito feliz. É uma valorização do nosso trabalho e da história da região e das pessoas que moram aqui”, comemora Elton Skartazini. “Queremos que essa iniciativa incentive a construção de mais monumentos, tornando a cultura cada vez mais acessível a todas as pessoas”, reforça o artista plástico.

Segundo o administrador regional de Samambaia, Gustavo Aires, há intenção de construir mais monumentos pela cidade. “Estamos estudando a possibilidade de realizar um concurso público junto ao conselho de cultura da região e às secretarias de Cultura e Turismo. Como Samambaia é repleta de balões, a ideia é construir essas obras nesses locais para dar vida a esses lugares”, adianta.

Outras obras

Outra estrutura que já foi reformada é a chamada Lugar do Saber, localizada no balão da primeira Avenida Norte e Central. Segundo Elton Skartazini, é uma forma de estimular as pessoas sobre a importância do conhecimento. “Agora estamos reformando com materiais que vão durar anos. O deste aqui, por exemplo, é de aço de carbono”, explica o artista plástico.

“A nossa cidade tem uma história de busca das pessoas por moradia, por uma vida nova, pelo progresso. As pessoas precisam dar valor a essas memórias, desde a família, a sua cidade, seu país”, ressalta Clayton Braga, um dos idealizadores do projeto. “Estamos contribuindo com essa formação de valores culturais que é fundamental para a humanidade”, destaca o mestre em educação.

Conheça os monumentos de Samambaia:

– Lugar ao Sol, 2005: no balão da segunda Avenida Norte e Central, é uma homenagem à população recém-chegada na cidade;
– Luz do Saber, 2007:  no balão da primeira Avenida Norte e Central, representa a importância do conhecimento;
– Transparência, 2009:  no balão da segunda Avenida Sul e Central, faz referência ao fórum de Samambaia;
– Encontro, 2010: no balão da primeira Avenida Sul e Central, tem esse nome por estar no centro urbano da cidade;
– Figuras do Agreste, 2021: na Avenida Leste, próximo ao viaduto do Recanto das Emas, é uma parceria com o artista plástico Ramon Rocha. O monumento faz referência às pessoas que vieram do Nordeste;
– Três Meninas, 2005: no balão da Avenida Leste e Norte, em frente ao Hospital Regional de Samambaia, do artista Lia Samara, faz referência a outra obra do projeto, Casinhas de Bonecas;
– Asas da Imaginação, 2006: na entrada da expansão da região, a estrutura também foi feita pelo artista Lia Samara e é uma forma de as pessoas refletirem por meio da imaginação e
– Casinhas de Boneca, 1960: localizado no Parque Três Meninas, é uma homenagem que o pioneiro Inezil Penna Marinho fez às suas filhas ao dar o nome de Três Meninas ao local. É o único monumento que não foi feito pelos artistas.

FONTE : AGÊNCIA BRASÍLIA

Késia Paos
Jornalista da rádio Ativa FM

NOTÍCIAS RELACIONADAS

FIQUE CONECTADO

22,019FãsCurtir
3,063SeguidoresSeguir
0InscritosInscrever
- Advertisement -spot_img

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

WhatsApp #ZAPATIVA
%d blogueiros gostam disto: