Nacional
Cerca de 10% das famílias brasileiras têm insegurança alimentar moderada ou grave
Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil
A insegurança alimentar moderada ou grave atingia 7,4 milhões de famílias brasileiras, 9,4% do total, no último trimestre de 2023. Os dados são da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad), divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) nesta quinta-feira (25).
Segundo o órgão, 152 milhões de pessoas têm acesso regular e permanente a alimentos quantidade suficiente. Este indicador ainda está inferior ao observada em 2013, quando o assunto foi abordado pela Pnad. Naquele ano, a segurança alimentar era garantida a 77,4% dos lares. O grau insegurança alimentar leve afeta 43,6 milhões de brasileiros, com outros 11,9 milhões em insegurança alimentar moderada.
A insegurança alimentar grave, por sua vez, faz parte da realidade de 8,7 milhões de pessoas. O percentual de segurança alimentar subiu desde a última Pesquisa de Orçamentos Familiares (POF) realizada em 2017 e 2018. Na ocasião, o número era de 63,3%, subindo nove pontos percentuais em relação aos 72,4% do ano passado.