Nacional
Operação Pickpocket apreende 63 celulares furtados em festas e grandes eventos
Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil
A Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF) realizou a Operação Pickpocket nesta segunda-feira (22). Ao todo, foram realizadas oito prisões e a apreensão de 63 celulares com um grupo que aproveitava grandes eventos de lazer para roubar e furtar os aparelhos. A ação mobilizou cerca de 300 policiais para cumprir 52 ordens judiciais de busca e apreensão.
Os mandados expedidos pela 7ª Vara Criminal de Brasília foram cumpridos em Ceilândia, Sol Nascente, Taguatinga, Águas Claras, Vicente Pires, Samambaia, Recanto das Emas e Riacho Fundo II. Além disso, também houve trabalho em Águas Lindas de Goiás, Alexânia e em São José do Rio Preto, no interior de São Paulo.
As investigações começaram em abril de 2023, quando cinco pessoas foram presas em flagrante pelo furto de aparelhos em um evento com atração internacional. Durante a investigação, identificou-se que o grupo se subdividia em seis núcleos: organização dos crimes, furtos, guarda dos aparelhos subtraídos, desbloqueio dos telefones, receptação e logística financeira.