Connect with us

Nacional

Procons fazem mutirão para fiscalizar postos de combustíveis

Published

on

Começou nesta quarta-feira (24) o mutirão da Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon), para monitorar postos de combustíveis que não reduziram os preços médios de venda de gasolina e diesel, após a queda de preços promovida pela Petrobrás.

No dia 16 de maio, a Senacon emitiu um ofício aos Procons estaduais e municipais, solicitando esse monitoramento em postos de combustíveis de todo o país. O documento instruía as unidades do Procon a fazerem um levantamento detalhado dos preços.

Já no dia 18, foi anunciado que o mutirão iniciaria nesta quarta-feira. Durante o evento, o secretário Nacional do Consumidor, Wadih Damous, disse que a redução anunciada pela Petrobrás e pelo governo federal foi adotada com o objetivo de beneficiar toda a população, e não de favorecer um setor que, Segundo ele, “Talvez seja um dos mais cartelizado da economia brasileira”.

Na segunda-feira (15), a Diretoria Executiva da Petrobrás aprovou uma estratégia comercial para definição de preços de diesel e gasolina que encerrou a subordinação dos valores ao preço de paridade de importação.

Com a nova política da estatal as referências de mercado coloca o custo alternativo do cliente como prioridade na precificação; e considera o valor marginal para a Petrobrás, tendo por base custos e oportunidades observadas em diversas etapas da atividade, entre elas, produção, importação e exportação de produtos. Segundo a Petrobrás os reajustes continuarão sendo feitos sem uma periodicidade definida e evitará repasses da volatilidade dos preços internacionais e do câmbio aos consumidores brasileiros.