Connect with us

Samambaia

Projetos promovem resgate e inclusão social através do esporte em Samambaia

Published

on

Em Samambaia, as ações de socialização e resgate social estão mudando a realidade de crianças e adolescentes através do esporte. Centros Olímpicos e escolinhas de futebol vem ganhando destaque na realização de atos de cidadania.

O projeto Formando Cidadão se destaca. Criado em 2009 pelo 11° Batalhão de Polícia Militar de Samambaia, o centro oferece escolinha de futebol para crianças e adolescentes de 7 a 17 anos, além de apoio psicológico e acompanhamento escolar.

Desde sua fundação, mais de 3000 jovens já foram beneficiados. Hoje, o projeto conta com cerca de 150 alunos de diversas idades coordenado pelo subtenente da Policia Militar do DF Roberto Andrade. Os atletas da escolinha participaram do torneio da liga de futebol amador de Samambaia sub 17 e foram campeões recentemente.

Várias outras escolinhas de futebol na cidade desempenham papel semelhante da integração e incentivo à práticas de esporte. Outra iniciativa desenvolvida em Samambaia Sul ganhou destaque na mídia por revelar Weverson Costa. Hoje com 19 anos, o jovem atleta é zagueiro da categoria de base do São Paulo FC e, recentemente, foi convocado para a categoria de base da seleção brasileira de futebol.

Weverson iniciou sua atividade esportiva no projeto de Manoel Naturezinha, uma escolinha criada há de 10 anos pelo frade Manoel. A ideia central do projeto é resgatar crianças e adolescentes em condições de vulnerabilidade social propensas a enveredar às práticas ilícitas.

“Os pais trabalham e os filhos não tinham o que fazer. O principal problema era que esses garotos poderiam envolver com coisas erradas. Já na escolinha não. Os pais ficam tranquilos, sabendo que os filhos estão em um ambiente muito sadio”, diz o confrade Genival Lopes da Silva, um dos vicentinos responsáveis por inscrever a iniciativa em projetos sociais.

As dificuldades foram muitas, Manoel transformava tecidos de placas de propagandas antigas em uniforme para as atividade esportivas dos 150 alunos. Com esses uniformes improvisados não era possível participar de competições e campeonatos. Hoje, a situação está um pouco melhor, pois a escolinha recebe ajuda financeira doada pelos projetos sociais do Conselho Nacional do Brasil (CNB/SSVP).

Existem vários outros projetos em atividade em Samambaia que acolhem e incentivam jovens de todas as idades e orientam sobre a importância da prática esportiva. O ambiente coletivo do esporte é fundamental para a compreensão do benefício do trabalho realizado em equipe desenvolvendo a capacidade de manter relações interpessoais saudáveis no ambiente corporativo, e observar como a ação individual pode refletir no resultado final.

A iniciativa de criar mecanismos de integração social pautada na educação, ética, respeito ao próximo e às regras que disciplinam a convivência, é essencial para formação de cidadãos conscientes. Muitos desses jovens talvez não venham a se tornar grandes craques de futebol brasileiro ou mundial como os brasilienses Lucimar da Silva Ferreira (Lúcio), zagueiro da Seleção brasileira campeã do mundo em 2002, ou Ricardo Izecson dos Santos Leite (Kaká), eleito o melhor do mundo em 2007.

O que realmente tem relevância é lutar com garra e determinação. As orientações devem ser seguidas e aplicadas. Esse conjunto de ações fortalece o entendimento sobre a responsabilidade que nortearão as decisões por toda vida.