Connect with us

Samambaia

Joaquim Roriz: o legado deixado à cidade de Samambaia

Published

on

Joaquim Domingos Roriz nasceu na fazenda palma município de Luziânia/GO, em 04 de agosto de 1936, filho do latifundiário Lucena Roriz e Jerzuleta de Aguiar. A vida pública começou aos 25 anos de idade quando foi eleito vereador em Luziânia.

A trajetória Política em Brasilia teve início em 1988, quando foi nomeado governador do Distrito Federal pelo presidente da República José Sarney. Nessa época não havia eleição direta para escolher o chefe do executivo da capital, pois essa prática de escolha por indicação era conhecida como Governo Biônico.

No primeiro mandato, Joaquim Roriz inaugurou a cidade de Samambaia em 25 de outubro de 1989. O objetivo era assentar famílias de baixa renda ocupantes de áreas irregulares e moradores de fundo de quintal inscritos na Sociedade de Habitações de Interesse Social (Shis).

Centenas de pessoas foram contempladas a receberem lotes, entre elas, estava dona Eurides, viúva mãe de três filhas, que recorda com alegria, mesmo com as dificuldades encontradas, e destaca a importância da ação solidária praticada pelo ex-governador.

“Foi muito difícil quando chegamos aqui. Foi uma luta. não tinha nenhuma benfeitoria não tinha transporte, água tinha que buscar com balde no chafariz. Enfrentamos muita lama e muita poeira. Apesar de todas das dificuldades que nós passamos valeu a pena graças a Deus hoje tenho minha casa e muita gratidão por ele que Foi um pai pra nos”, diz.