Saúde

Saúde promove atividades na semana de prevenção da gravidez na adolescência

Diversas ações estão programadas e começam nesta terça-feira

Vistos

Uma série de atividades será promovida pela Secretaria de Saúde do Distrito Federal, em parceria com outros órgãos, a partir desta terça-feira (5), em celebração à Semana Nacional de Prevenção da Gravidez não Intencional na Adolescência. O slogan da campanha é Proteger e Cuidar de Adolescentes: Informação e acesso para escolhas saudáveis. Confira a programação abaixo.

“As diversas atividades serão comunicativas e educativas, com temáticas que envolvam a gravidez na adolescência”, destacou a médica hebiatra e médica de família e comunidade da Secretaria de Saúde do DF, Denise Ocampos.

ENTENDA – A Semana Nacional de Prevenção da Gravidez na Adolescência foi instituída pela Lei nº 13.798/2019, que modifica o Estatuto da Criança e do Adolescente (Lei nº 8.069/1990), como ação “a ser realizada anualmente pelo poder público, com o objetivo de disseminar informações sobre medidas preventivas e educativas que contribuam para a redução da incidência da gravidez na adolescência”.

O Ministério da Saúde utiliza o conceito gravidez não intencional, perspectiva trabalhada e tornada consenso pelo Marco Estratégico Regional para Prevenção e Redução da Gravidez não Intencional na Adolescência pelos países do Cone Sul, do qual o Brasil é integrante.

PROGRAMAÇÃO:

5/2 – Roda de conversa com adolescentes em cumprimento de medida socioeducativa de internação, em parceria com a Secretaria da Justiça e Cidadania do DF, das 9h às 10h30, na Unidade de Internação de Santa Maria (UISM).

6/2 – Participação da pasta, por meio de adolescentes usuários do Adolescentro, no Seminário Nacional de Prevenção e Redução da Gravidez Não Intencional na Adolescência, a ser realizado pelo Ministério da Saúde, ao longo de todo o dia, no próprio ministério.

7/2 – CineFórum com adolescentes do Centro de Fortalecimento de Vínculos, no Céu das Artes da Ceilândia, em parceria com a Secretaria de Justiça e Cidadania do DF, na parte da tarde, das 14h às 17h.

8/2 – Cine Fórum com adolescentes do Comitê Consultivo do Conselho dos Direitos da Criança e do Adolescente do DF (CDCA), em parceria com Ministério da Saúde, CDCA e Secretaria de Justiça e Cidadania do DF, na Escola Nacional de Administração Pública (Enap), das 10h às 12h.

Deixe uma resposta

WhatsApp #ZAPATIVA