Cultura

Samambaia é a primeira cidade a receber Carreta do Bebê

Vistos

A Carreta do Bebê, promovida pela Secretaria de Justiça e Cidadania do Distrito Federal (Sejus-DF) chegou neste sábado (1º) à Samambaia com diversos atividades para a população, entre elas apresentações artísticas, brincadeiras, palestras, oficinas, rodas de conversa, ações de saúde, assistência jurídica e psicossocial. A realização dessa iniciativa faz parte da programação da IV Semana do Bebê, que começou oficialmente na sexta-feira e tem como objetivo ampliar o debate na sociedade sobre a importância da primeira infância.

“A causa da criança e do adolescente é uma causa de todos. Quando todos compreenderem que nossos filhos e os filhos dos outros também são nossa responsabilidade a gente vai dar um destino diferente para todas as crianças. O investimento na primeira infância pode modificar o desenvolvimento de um país”, explicou a subsecretária de Políticas para a Criança e o Adolescente da Sejus, Adriana Faria.

Um dos temas abordados no evento foi o aleitamento materno. Funcionários do Banco de Leite do DF estavam no local para orientar as gestantes e as mães sobre amamentação e doação de leite. Com a pequena Aila Katarine, de três meses, nos braços, a doméstica Ivanilda Santos, 29 anos, foi umas das mães que participou da palestra na manhã deste sábado para tirar dúvidas sobre alimentação da filha. “A palestra foi bem informativa. Eu tirei muitas dúvidas. Aprendi sobre os alimentos que podem dar mais gases no bebê e outros que aumentam a produção do leite. Aprendi o que é mito e o que é verdade sobre amamentação e banco leite, além de ter mais informação sobre a importância de a criança ficar só no peito até os seis meses e com demanda livre”, contou.

Segundo a coordenadora de aleitamento materno DF, Miriam Santos, que participou do evento, debater esse tema com a comunidade é fundamenta para melhorar o desenvolvimento das crianças. “O leite materno é o melhor alimento para a criança. Ele favorece o desenvolvimento cerebral e evita doenças crônicas. Quando a gente traz essas informações para as mães e gestantes, é possível contribuir para o desenvolvimento de muitas crianças que vivem nessa região”, acrescentou.

Outro serviço bastante procurado pela população foi o Conselho Tutelar. De acordo com a conselheira Cenira Pereira, as principais demandas foram relacionadas a questões de guarda, atendimento na assistência social e conflitos familiares. “É muito importante o conselho estar presente nesse tipo de ação e tão perto da comunidade. Tem muita procura pelo nosso atendimento porque a população vê o conselho tutelar como um órgão que pode direcionar e ajudar resolver seus conflitos familiares e judicias”.

Além de Samambaia, a Carreta vai passar até o dia 7 de junho por Ceilândia, Estrutural, Varjão, Fercal, Itapoã e Planaltina. Para realizar o evento, a Sejus conta com a parceria de outras Secretarias, Administrações Regionais, Conselho dos Direitos da Criança e do Adolescente do DF (CDCA), Defensoria Pública, Vara da Infância, Organizações Sociedade Civil e outros atores na defesa dos direitos da Criança.

Deixe uma resposta

Site Protection is enabled by using WP Site Protector from Exattosoft.com
WhatsApp #ZAPATIVA