Meio Ambiente

Saiba como avisar sobre vazamento de água ou esgoto na rua

Caesb mantém equipes preparadas para atender ocorrências em todo o Distrito Federal

Foto: Tony Winston
Vistos

 Caso observe o vazamento de água ou transbordamento de esgoto em uma rua da sua cidade, você sabe o que deve fazer? Uma das opções é ligar diretamente para a Central de Atendimento da Caesb, pelo telefone 115. Outra alternativa é utilizar o aplicativo da Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal (Caesb), disponível nos sistemas iOS e Android. Também é possível informar o vazamento nos Escritórios Regionais e Postos de Atendimento “Na Hora”.

Em todas as opções, basta a pessoa comunicar o local do vazamento, informar se é de uma rede de água ou de esgoto e fornecer dados adicionais para facilitar o acesso rápido da manutenção. A Caesb mantém equipes prontas para atender as solicitações de conserto da rede de água em até 8 horas úteis (2 em caso de vazamentos de grande intensidade) e realizar a desobstrução da rede de esgoto em 10 horas úteis, seguindo as normas da Resolução da Adasa nº 14/2011.

Como a Caesb dispõe de redes de distribuição de água e de coleta esgoto bastante extensas cobrindo praticamente todo o Distrito Federal – 9.222 km de água e 7.146 km de esgoto –, a Companhia precisa ser comunicada para que desloque mais rapidamente uma equipe técnica de manutenção. Por isso, a ajuda da população é fundamental para auxiliar no combate ao desperdício de água e evitar dano ao meio ambiente, no caso de esgoto transbordando.

A partir dos chamados dos clientes via app ou Central de Atendimento, as ordens de serviço são repassadas para os Postos de Serviços, que direcionam as equipes mais próximas para o atendimento. Caso o vazamento de água atinja uma grande extensão, o próprio sistema telefônico de atendimento já informa automaticamente a previsão de retorno ao cliente que entrar em contato com a Companhia pelo telefone 115.

Passo a passo

Acesso pelo app

– Clique em Vazamento na Rua.

– Aparecerá a mensagem “Toque por 1 segundo para marcar o local do vazamento no mapa”, clique em OK.

– Confirme a localização do vazamento no mapa. A marcação poderá ser feita à distância do local também.

– Se possível, inclua uma foto para auxiliar a equipe de manutenção.

– Selecione se o vazamento é de água ou de esgoto e informe seu nome, telefone para contato e um ponto de referência.

– Anote o número do protocolo para acompanhamento no aplicativo.

Central de Atendimento – telefone 115

– Ligue para o número 115 e clique na opção 0 (Emergência).

 

 

Site Protection is enabled by using WP Site Protector from Exattosoft.com
WhatsApp #ZAPATIVA