Cultura

Programa Grande Circular: Temporada especial na TV Comunitária de Brasília e no YouTube

Com o tema “Circulando na Cultura”, Maria Garcia e Magno Assis entrevistam os pioneiros e jovens artistas atuantes no Cruzeiro, Núcleo Bandeirante e Vila Planalto

Na foto: Magno Assis e Maria Garcia
Vistos

O Grande Circular, programa de cultura e arte para a televisão comunitária, está com novidades. A última temporada apresenta 5 episódios inéditos produzidos com patrocínio do FAC – Fundo de Apoio à Cultura da Secretaria de Cultura do Distrito Federal. Os apresentadores Maria Garcia e Magno Assis circulam pelas cidades pioneiras da capital federal (Cruzeiro, Núcleo Bandeirante e Vila Planalto) falando sobre o histórico dos lugares e mostrando a arte de quem faz parte da memória cultural de Brasília e seus novos protagonistas.

Os entrevistados são artistas atuantes e moradores das comunidades, selecionados de forma a mostrar a diversidade de cada local. São episódios de 30 minutos, em conversas descontraídas, que propõe a amplitude de visão num debate promotor do exercício da fala democrática. “O Grande Circular está no ar desde 2016 e vem suprir a lacuna de programas culturais que não estão ligados aos grandes eventos e artistas famosos. Queremos antes compartilhar ‘pontos de vista’, olhares diferenciados sobre cultura e a história de Brasília e comportamento humano”, afirma a atriz e produtora cultural Maria Garcia.

Ao lado de Maria, o também ator Magno Assis apresenta o programa interpretando o personagem Reivax, o contraponto cômico da dupla. “A participação do meu personagem de certa forma desestrutura o formato tradicional de um programa de TV e de entrevistas, com inserções absurdas, cenas engraçadas, corriqueiras, com crítica social e muito humor”, lembra Magno.

O programa de estreia (http://bit.ly/grande-circular_episodio1) é dedicado ao Cruzeiro. A ARUC, Associação Recreativa Cultural Unidos do Cruzeiro, é o ponto de partida. A escola de samba é a mais antiga do Distrito Federal e a que mais ganhou títulos de carnaval. Entre os entrevistados estão William Borges; figurinista da ARUC, Neide de Paula, rainha das rainhas de bateria, Vivi Dourado, artista plástica que pintou as paradas de ônibus da região, e a líder comunitária Marlene Cerqueira.

No segundo episódio da nova temporada, o Grande Circular faz uma parada no Núcleo Bandeirante para conversar com dois artistas de destaque da antiga Cidade Livre, a atriz, escritora e professora Cristiane Sobral, e o artista plástico Josafa Neves. (http://bit.ly/grande-circular_episodio2).

Para os personagens da Vila Planalto, são dedicados dois episódios. Na primeira parte, Maria Garcia entrevista a pioneira Maria Vicentina, mais conhecida como Maria do Chapéu, e a jornalista Leiliane Rebouças, que falam sobre a luta pela regularização da Vila. O programa faz uma parada também no galpão do grupo Instrumento de Ver, novo espaço de arte e cultura na comunidade (http://bit.ly/grande-circular_episodio3). Na segunda parte, entre os entrevistados estão Enivaldo Baú, paisagista e criador de um parque na vila e o artista plástico José Carlos Menezes (ilustrador científico e naturalista) (http://bit.ly/grande-circular_episodio4).

Encerrando a temporada, os apresentadores convidam três jovens artistas das comunidades para uma conversa a bordo do ônibus do Grande Circular em um passeio por suas cidades. Do Cruzeiro, o entrevistado é Rafael Fernandes, historiador e roteirista. Do Núcleo Bandeirante, o grafiteiro Flavio Soneka. E da Vila Planalto, a atriz Aila Beatriz.

O programa é transmitido pela TV Comunitária de Brasília – canal 12 da NET Brasília (local). Após a estreia, os episódios são disponibilizados no canal do Grande Circular no Youtube e reprisados na TV Comunitária conforme a seguinte programação: segundas, às 8h30; quartas, às 18h; sextas, às 21h30, sábados, às 8h e às 16h; e domingos às 23h30. Futuramente, o canal 28 da OI TV (nacional) também transmitirá o programa.

VEJA MAIS EM:

Facebook: www.facebook.com/circulamos/

YouTube: www.youtube.com/grandecircular

Fotos: http://bit.ly/grande-circular_fotos (fotos: Equipe Grande Circular)

Deixe uma resposta

WhatsApp #ZAPATIVA