Cultura

Paixão do Cristo Negro ensaia para o grande dia

Vistos

Repórter: Élton Skartazini

Falta um mês para a 21ª apresentação da Paixão do Cristo Negro em Samambaia/DF. Quanto mais próxima mais intensificam os ensaios, confecção de figurinos, cenários e a produção geral desse espetáculo que mobiliza dezenas de artistas e técnic@s na montagem e milhares de pessoas que assistem emocionadas. “Minha mãe me levava para assistir e eu queria participar”, diz Kaah Silva, 14, atriz desde o ano passado.

A Paixão do Cristo Negro está no calendário de eventos do Distrito Federal e Entorno. “Acredito no poder transformador desse acontecimento anual. Os ensaios na escola contribuem para a formação e educação das pessoas. Espiritualmente o espetáculo eleva a fé e a felicidade de quem participa ou assiste. É excelente ver o resultado deste trabalho feito com muito amor”, diz Gilberto Alves, 44, coordenador geral do projeto.

A comunidade se une e soma forças para garantir a realização do espetáculo a cargo das instituições ‘Brasil Vivo’ e ‘Imaginário Cultural’. Em 2019 o projeto tem recursos do FAC/DF e aguarda o desbloqueio de emenda do ex-deputado Wasny de Roure, para viabilizar as estruturas do evento. Como em outros anos, tem apoio da Administração Regional Samambaia, da Secretaria de Cultura/GDF, de empresas e da mídia.

As autoridades governamentais reconhecem a importância da Paixão do Cristo Negro. Em janeiro último o deputado Jorge Viana esteve numa reunião do grupo para declarar seu apoio. “Iniciativas assim me deixam entusiasmado e confiante”, disse ele. Numa reunião em fevereiro o secretário Adão Cândido afirmou o compromisso da Secretaria de Cultura em priorizar o projeto. Dia 17/03/2019 Severino Cajazeiras, Secretário de Atendimento à Comunidade/GDF, visitou e elogiou o trabalho.

Serviço:
21ª edição Paixão do Cristo Negro em Samambaia/DF
Ensaios: sábados à tarde e domingos o dia todo, no Centro Educacional 304
Apresentação: sexta feira, 19/04/2019, 17h
Local: Quadra 102, Centro Urbano, em frente à Estação do Metro
Mais informações: (61) 98172.8422 (Jesa) e 99254.0091 (Gilberto)

Skartazini Arte & Comunicação | + 55 (61) 9 9908.4963

o autorKésia Paos
Coordenadora de Jornalismo Local
Jornalista da rádio Ativa FM

Deixe uma resposta

Site Protection is enabled by using WP Site Protector from Exattosoft.com
WhatsApp #ZAPATIVA