Política

Iracema Portella é eleita Procuradora da Mulher da Câmara dos Deputados 

Vistos

 A deputada federal Iracema Portella foi eleita Procuradora da Mulher da Câmara dos Deputados. A eleição ocorreu na noite de ontem (10). Ao falar sobre a conquista, a parlamentar destacou a importância da Procuradoria na luta pelos direitos da mulher em todo o país. Entre as propostas da campanha de Iracema está a criação de Procuradorias regionais nos estados e municípios.

“É um instrumento valioso para apoiar as ações da Bancada Feminina desta Casa. Os desafios são enormes e vamos focar na realização de ações que alcancem mais mulheres em todo o país”, disse Iracema.

A deputada falou ainda sobre o papel da Procuradoria na ampliação dos espaços de poder e decisão para as mulheres. “Apesar das vários conquistas acumuladas nos últimos anos, o cenário político ainda é dominado pelos homens. Temos a missão de mudar essa realidade”, afirmou.

A Procuradoria da Mulher é um órgão institucional e foi criada em 2009, com o objetivo de promover a participação mais efetiva das deputadas nas instâncias e atividades do Parlamento, receber denúncias de violência contra a mulher, fiscalizar e acompanhar programas do Governo Federal e cooperar com organismos internacionais na promoção dos direitos femininos. 

A Procuradora da Mulher é eleita com três procuradoras-adjuntas (de partidos distintos), por todas as deputadas na primeira quinzena da primeira e da terceira sessões legislativas, na mesma eleição para a Coordenação da Bancada Feminina.

*Procuradoria da Mulher*

Procuradora 

–  Iracema Portela PP/PI

1ª Procuradora Adjunta

– Aline Gurgel PRB/AP

2ª Procuradora Adjunta

– Marília Arraes PT/PE

3ª Procuradora Adjunta

– Carmem Zanotto CIDADANIA/SC

 

*Coordenadoria-Geral dos Direitos da Mulher*

– Prof. Dorinha DEM/TO

1ª Coordenadora Adjunta

– Tereza Nelma PSDB/AL

2ª Coordenadora Adjunta

– Liziane Bayer  PSB/RS

3ª Coordenadora Adjunta

– Tábata Amaral PDT/SP

Késia Paos
o autorKésia Paos
Coordenadora de Jornalismo Local
Jornalista da rádio Ativa FM

Deixe uma resposta

WhatsApp #ZAPATIVA