Cultura

Filho do Blues, o Rock é tema do curso Talkin’ Blues – História & Som

Vistos

Neste sábado, 22 de junho, o projeto Talkin’ Blues – História & Som abordará o surgimento de um dos frutos gerados pela mistura com outros estilos e ritmos, o revolucionário rock. Este é o quinto módulo do curso gratuito com o pesquisador, jornalista, radialista e bluesófilo Alexandre Rocha, que aborda um dos estilos musicais mais difundidos e influentes do planeta. Cada módulo do curso é seguido de PocketShow com músicos e bandas da cidade. As aulas acontecem no Teatro de Bolso do Espaço Cultural Renato Russo, na 508 Sul.

A participação no curso é gratuita, mas sujeita à lotação das vagas limitadas a 60 participantes por módulo, e a classificação indicativa para os módulos é 16 anos. As pessoas que não conseguiram se inscrever para as aulas do Talkin’ Blues e que quiserem tentar participar do curso podem ir ao Teatro de Bolso, pois costumam haver desistências de última hora.”

No Módulo 5 do Talkin’ Blues – História & Som, “O blues teve um filho…” (1950 a 1960) – o blues vira r’n’b que vira rock and roll (r’n’r)”, Alexandre Rocha fala do blues do pós-Guerra. O ritmo conquista plateias e rádios brancas nos Estados Unidos, sinalizando novos tempos e novas sonoridades. Artistas brancos do Rockabilly fundem o r’n’b (Boogie Woogie e Jump Blues e Eletric Blues) com a Country Music e Western Swing e criam o r’n’r; os estilos e escolas regionais do blues criam sua contraparte, o black r’n’r.

Após a aula, das 18h às 18h30, acontece o PocketShow com o músico Alex Duarte, com entrada gratuita e livre para todos os públicos. As apresentações musicais acontecem todos os sábados logo após o término de cada módulo do Talkin’ Blues – História & Som com bandas de Blues da cidade que tocam algumas das músicas e dos estilos abordados no dia. “É uma forma de as pessoas conhecerem na prática o tema abordado durante a aula”, afirma Alexandre Rocha.

Programação

As aulas do projeto Talkin’ Blues – História & Som acontecem até o dia 27 de julho. Veja a seguir, os próximos módulos e os PocketShows.

Módulo 6 – 29 de junho – “O blues em continuum (1950 a 1960b) – a primeira geração elétrica e seus heróis regionais”. PocketShow com Paulo Lopes.

Módulo 7 – 6 de julho – “O blues profano reencontra o sagrado? (1960 a 1970) – nova geração negra faz aproximação estética e política do blues com o gospel”. PocketShow com Thaise Mandalla

Módulo 8 – 13 de julho – “Blue-eyed soul (1960 a 1970b) – nova geração branca (re)descobre o blues”. PocketShow com Celebration Band.

 

Módulo 9 – 20 de julho – “Encruzilhada (1970 a 1990) – complexificação, desafios e crises”. PocketShow com Dillo.

 

Módulo 10 – 27 de julho – “Cem anos em solidão? (1990 a 2019) – o blues contemporâneo e sua realidade”. Neste dia, o show contará com uma atração surpresa.

Serviço

O blues teve um filho…” (1950 a 1960) – o blues vira r’n’b que vira rock and roll (r’n’r)”

Módulo 5 do curso Talkin’ Blues – História & Som

Com o pesquisador e bluesófilo Alexandre Rocha

Quando: 22 de junho

                Sábado

Horário: das 15h às 18h

Vagas: 60 lugares por módulo

Local: Teatro de Bolso

             Espaço Cultural Renato Russo

             508 Sul

Inscrições online:  Gratuitas pelo link https://forms.gle/DzcSai8iesbK2RXS8

Classificação indicativa: 16 anos para o curso

PocektShow: Alex Duarte

Quando: 22 de junho

                Sábado

Horário: das 18h ás 18h30

Entrada: Franca

Classificação indicativa: Livre para todos os públicos

Informações sobre o conteúdo dos cursos e a programação de shows: Facebook @talkinblueshistoriaesom

o autorKésia Paos
Coordenadora de Jornalismo Local
Jornalista da rádio Ativa FM

Deixe uma resposta

Site Protection is enabled by using WP Site Protector from Exattosoft.com
WhatsApp #ZAPATIVA