Cultura

Festival Gastronômico de Samambaia lota anfiteatro do Complexo Cultural da cidade

Vistos

Por Késia Paos

Na última sexta-feira (12/4), a quadrilha junina de Samambaia/DF, Si Bobiá a Gente Pimba, realizou o 1º Festival Cultural e Gastronômico de Samambaia, no Complexo Cultural da cidade. O evento reuniu um público que anseia por arte e que não se intimidou pela noite chuvosa em Samambaia.

Elementos que compõem a diversidade cultural do povo nordestino fizeram parte dos três ambientes do festival. A cozinha nordestina de raiz foi destacada com pratos especiais como: galinhada, cuscuz, pamonha, cural de milho, cocada, entre outras delícias.

Em 2019 a quadrilha junina, Si Bobiá a Gente Pimba, completa 27 anos de Arraiá. O evento foi uma comemoração desse aniversário que pode ser compartilhado com a comunidade de Samambaia/DF.

Num ambiente mais tranquilo e acolhedor os convidados puderam apreciar a culinária baiana ao som de música popular brasileira na voz do músico, Danne Strauss, além, é claro de muito forró.

Apresentaram-se no anfiteatro os grupos: Transições Cia de Dança, de Planaltina/DF, Beckus Cia de Dança, DF Zulu Breaking Brasil, de Ceilândia e Alumeia. Para encerrar as apresentações, claro que não poderia faltar a quadrilha junina, o espetáculo da Si Bobiá a Gente Pimba que fez a plateia vibrar.

Fundada em 1992, em Samambaia, a Si Bobiá a Gente Pimba , tem participantes de diversas regiões de Brasília e Entorno. O grupo já levou a cultura brasileira para diversos estados brasileiros. E em maio, de 2017, levou o espetáculo “A Peleja do Vaqueiro Benedito, Contra o Coronel João Redondo para uma Noite de São João” no Fórum Movimento Brasil Junino, em Roma, com apresentação em Piazza Navona, um dos principais centros turísticos da Itália.

Késia Paos
o autorKésia Paos
Coordenadora de Jornalismo Local
Jornalista da rádio Ativa FM

Deixe uma resposta

WhatsApp #ZAPATIVA