Saúde

Chupeta: Preocupação para pais e dentistas na formação dos dentes

Vistos

Faça dia ou noite, a chupeta é item desejado pelos bebês e até crianças que adoram esse consolo seja para morder, brincar e servir até de artifício para dormir. E quando ela é eliminada dos pequenos, o choro é garantido. Muitos especialistas condenam o uso exagerado da chupeta, que trazem transtornos para a saúde bucal.

A cirurgiã dentista Polyana Beserra Shahrzad diz que a chupeta precisa ser dosada e eliminada no momento certo. “A chupeta altera a formação óssea, tornando o céu da boca mais estreito e profundo. Os dentes podem ficar mal posicionados e isso interfere até na respiração, alimentação, mastigação e fala dos bebês e crianças”, alerta. Os pais tem bastante dificuldade na hora de eliminar esses itens, pois gera impaciência e aquele choro. O ideal é diminuir o uso gradativamente para os pequenos irem desacostumando e não ultrapassar os dois anos de idade, pois pode gerar danos irreversíveis. “É um desafio, mas os pais precisam se esforçar para eliminar a chupeta”, conta.

As receitas caseiras podem colaborar para essa eliminação, passar algo com gosto indesejado na chupeta, causa um distanciamento e minimiza o tempo de uso, portanto os pais são peças fundamentais no processo. “A família precisa se preocupar com os problemas futuros causados pela chupeta”, completa a Dra. Polyana Beserra Shahrzad.

 

Dr. Mehdi Shahrzad – CRO DF 9438

Graduado em Odontologia pela UnB, Especialista em Endodontia pela ABO-Taguatinga, Especialista em Implantodontia pela ABO-Taguatinga, Curso em Cirurgia Oral pela São Leopoldo Mandic/DF, Professor convidado no curso de Especialização em Endodontia do Instituto Premier/DF, Professor convidado na disciplina de Endodontia da Universidade de Brasília, Utilização de Microscópio Odontológico.

Dra. Polyana Beserra Carvalho Shahrzad – CRO DF 9320

Graduada em Odontologia pela UnB, Mestre em Ciências da Saúde com ênfase em Prótese Dentária pela UnB , Especialista em Ortodontia pela ABO-Taguatinga, Curso de Estética Dentária pela EAP/DF, Curso de Imersão em Facetas em Cerâmicas pela Imersão Dental/DF, Curso de Facetas no Instituto Integrato/DF, Professora convidada na disciplina Clínica Integrada da Universidade de Brasília, Credenciada ao sistema de alinhadores estéticos Invisalign.

Serviço:

Shahr Odontologia

Centro Médico Júlio Adnet, SEPS 709/909, Bloco A, Sala 205/ 206.

Contato: (61) 3532-8835/ 98120-3700

www.shahrodontologia.com.br

o autorKésia Paos
Coordenadora de Jornalismo Local
Jornalista da rádio Ativa FM
Site Protection is enabled by using WP Site Protector from Exattosoft.com
WhatsApp #ZAPATIVA