Segurança

Carnaval 2019 terá intervenções no trânsito pelo Detran

As equipes do Detran irão atuar no controle de tráfego em mais de 50 blocos de Carnaval em cinco regiões administrativas do DF 

Vistos

(Brasília, 28/02/2019) – A partir dessa quinta-feira (28), o Departamento de Trânsito do Distrito Federal realizará o controle de tráfego em 58 blocos de Carnaval até a terça-feira (5). As intervenções ocorrerão nos locais mapeados pela autarquia onde há necessidade de isolamentos de vias para garantir a segurança dos foliões, principalmente nas cidades de Águas Claras, Plano Piloto, Ceilândia, Cruzeiro, Sudoeste, com destaque para os eventos que ocorrerão no Parque da Cidade e no estacionamento do Estádio Nacional de Brasília.

As ações de fiscalização e de educação de trânsito serão intensificadas no período, com foco nos riscos causados pela condução veicular sob efeito de álcool e estacionamentos irregulares. O Detran contará com um efetivo diário de 40 educadores, 120 agentes de trânsito, 50 viaturas operacionais, oito motocicletas, quatro guinchos e duas empilhadeiras, além dos três drones que também serão empregados nas ações.

Educação

A diretoria de Educação preparou aproximadamente 30 ações educativas para o mesmo período nos eventos de maior concentração de público, em especial, nos blocos infantis e no período diurno. As ações se concentrarão nas cidades de Taguatinga, Ceilândia e Brasília, com presença confirmada na Baratinha, no Carnaval do Parque e no bloco Menino de Ceilândia.

A divulgação da campanha educativa “Se beber, não dirija”, tema utilizado esse ano pelo Departamento, será feita por meio de equipes de educadores e uso de bicicleta banner, acompanhando os foliões durante o deslocamento dos blocos.

Interdições

A Unidade de Planejamento de Operações levantou os locais de maior concentração e fluxo de pedestres para que sejam feitas intervenções e interdições necessárias à segurança dos foliões. Boa parte dos blocos em que o Detran atuará não terá interdições e as viaturas terão a missão de garantir a fluidez das vias e facilitar a travessia de pedestres.

Locais em que acontecerão as intervenções no trânsito durante o Carnaval

Estádio Nacional de Brasília

No sábado (2), das 13h às 20h, o estacionamento do Estádio Nacional de Brasília receberá o bloco Babydoll de Nylon, com público estimado em 70 mil pessoas. O trânsito nas proximidades será impactado e, por isso, os agentes farão controle de tráfego e auxiliarão na travessia de pedestres na via N1 e na avenida Contorno do Estádio.

Haverá o fechamento de duas faixas de rolamento, à direita da via N1, para facilitar o controle de tráfego na travessia de pedestres e, caso haja a necessidade de garantir a segurança dos participantes, poderão ocorrer interdições momentâneas na Avenida Contorno do Estádio.

Águas Claras

De sábado (2) a terça-feira (5), o estacionamento público situado na Rua 31 Sul – entre as Avenidas Araucárias e Boulevard Sul – ficará fechado, das 15h às 22h, para o evento Desfile das Escolas de Samba, com público estimado em 1.000 pessoas.

Asa Norte

De quinta (28) a terça-feira (5) e na sexta-feira (8), o estacionamento público da Quadra 4 do Setor de Autarquias Norte – atrás da 201 Norte – ficará fechado, das 17h às 0h,  para a realização do Carnaval Praça dos Prazeres, com público estimado em 30 mil pessoas.

Setor de Indústrias Gráficas

De sábado (2) a terça-feira (5), o estacionamento público em frente ao Primeiro Bar – na Quadra 8 do SIG – ficará interditado,  das 11h às 2h, para o evento Melhor Carnaval do Primeiro, com público estimado em 1.000 pessoas.

Setor Bancário Norte

No sábado (2), o estacionamento público próximo ao Edifício Vale do Rio Doce, no Setor Bancário Norte, ficará interditado para evento do bloco Rejunta meu Bulcão, das 15h às 22h, com público estimado em 11 mil pessoas.

Comércio Local da 312/313 Sul

No domingo (3), o trânsito no Comércio Local da entrequadra 312/313 Sul ficará totalmente interditado, das 15h às 22h, para o desfile do bloco Agoniza, mas não morre!, com público estimado em 5mil pessoas.

Parque da Cidade

Em razão do evento Carnaval no Parque, o estacionamento 9 do Parque da Cidade ficará interditado na quinta (28) e sexta (1º), das 19h às 4h, e de sábado (2) até terça (5), das 14h às 2h, com público diário estimado em 11 mil pessoas. Para garantir fluidez e segurança aos foliões, o trânsito na avenida contorno do Parque, no trecho compreendido entre a 906 e a 911 Sul, ficará em sentido único anti-horário. Os agentes também instalarão redutores de velocidade e travessia de pedestre nas proximidades do local do evento.

Já o estacionamento do Parque Ana Lídia receberá o evento Baratinha, no domingo (3) e na terça (5), das 15h às 21h. O público estimado é de 40 mil pessoas e, devido ao público infantil, os cuidados no trânsito devem ser redobrados. Os agentes farão o controle de travessia nas faixas em frente ao Parque Ana Lídia e na Via S2. O trânsito na avenida contorno do Parque também ficará em sentido único anti-horário até a rotatória de saída para a via S1.

Cruzeiro

Na segunda-feira (4), o Cruzeiro Velho receberá dois eventos do bloco Desodorante da ASA: um para o público infantil, das 9h às 12h, no estacionamento da quadra 10; e outro para os adultos, das 14h às 21h, na via entre as quadras 8 e 10, que ficará interditada a partir da Avenida das Jaqueiras, próximo ao Quiosque da Codorna.

Taguatinga

Na sexta (1º ), das 19h às 2h, o Taguaparque receberá o Gran Folia. Os agentes irão instalar redutores de velocidade e auxiliar a travessia de pedestres no Pistão Norte e em frente à administração do parque.

Ceilândia

No domingo (3) e na terça (5), das 15h às 22h, o bloco Menino de Ceilândia impactará o trânsito no Setor M Norte. A concentração dos foliões será na CNM 01 – via N1 e haverá deslocamento do bloco no trecho que contorna as quadras QNM 5, EQNN 6/8 e QNM 13, a partir das 17h. Três viaturas acompanharão o deslocamento durante todo o percurso.

Késia Paos
o autorKésia Paos
Coordenadora de Jornalismo Local
Jornalista da rádio Ativa FM

Deixe uma resposta

WhatsApp #ZAPATIVA