Segurança

Campanhas reforçam ações de cidadania e respeito ao patrimônio público

Lançamento será nesta quarta (27) na Estação Central (Rodoviária). Crianças participam de atividades lúdicas e passeio no Metrô

Vistos

A Companhia do Metropolitano do DF (Metrô-DF) e a Secretaria de Justiça e Cidadania (SEJUS) lançam, nesta quarta-feira (27), às 10h, campanhas para conscientizar a população sobre o respeito à cidadania e a necessidade de se proteger o patrimônio público. O evento será na Estação Central (Rodoviária do Plano Piloto).

A Companhia, além de ser parceira na campanha da SEJUS, é idealizadora da campanha “Hora de cair na folia! Só não vale quebrar o Metrô!”. A campanha da SEJUS “Respeito à Cidadania” reforça comportamentos cidadãos, boa convivência entre as diversidades e defesa de direitos das crianças e adolescentes. “É muito importante a contribuição de todos para um carnaval seguro, com respeito ao próximo e sem vandalismo” destaca o diretor-presidente do Metrô-DF, Handerson Cabral.

No ano passado, a empresa teve um prejuízo aproximado de R$ 50 mil com vidros das janelas e portas quebrados, acionamento do botão soco sem necessidade e de extintores de incêndio. Uma das peças da campanha pede que o “botão soco”, como é conhecido o botão de emergência, não seja acionado sem necessidade. Além disso, o uso indevido do botão de emergência é crime.

As atividades começam às 8h30, quando crianças da Escola Classe 8 do Cruzeiro entram no trem na Estação Shopping e seguirão para a Central, onde recepcionados pelo Super Herói da Faixa Amarela (personagem do Metrô) em um passeio de apresentação ao sistema, ações lúdicas sobre sua utilização do transporte, bem como conscientização sobre a preservação do patrimônio público. Haverá apresentação da banda de percussão de Brasília Maria Vai Casoutras.

O roteiro do passeio também prevê uma visita dos alunos na Unidade do Na Hora, na Rodoviária do Plano Piloto, onde os alunos participarão de ações de conscientização sobre a atuação do Conselho Tutelar para a proteção de crianças e adolescentes e receberão a carteirinha de identificação infantil no carnaval, que ocorre em parceria com a PMDF.  O evento termina com uma peça teatral infantil sobre “Orientação e Prevenção Contra as Drogas”, às 10h30, na Estação Central.

Para o secretário da SEJUS, Gustavo Rocha, as iniciativas preventivas são voltadas para a garantia e o respeito aos direitos humanos e são importantes neste período de grande concentração de pessoas. “Nesses tempos de intolerância e de acirramento da violência, faz-se fundamental a existência de campanhas de esclarecimento, que atentem para esses direitos e promovam a proteção das pessoas mais vulneráveis”, justifica.

Também participam do lançamento da campanha representantes da Subsecretaria de Políticas para Crianças; a Subsecretaria de Modernização do Atendimento ao Cidadão – Na Hora; a Subsecretaria de Enfrentamento às Drogas; e a Polícia Militar do DF.

Késia Paos
o autorKésia Paos
Coordenadora de Jornalismo Local
Jornalista da rádio Ativa FM

Deixe uma resposta

WhatsApp #ZAPATIVA