Saúde

Banco de leite de Samambaia celebra Dia Nacional de Doação de Leite Humano

Visualizados

O Dia Nacional de Doação de Leite Humano, a ser comemorado em 19 de maio, foi instituído por lei em dezembro de 2015. No Distrito Federal, em agosto de 2013, foi sancionada a lei instituindo a Semana Distrital de Doação de Leite Materno, incluindo a data no calendário oficial de eventos do Distrito Federal.

O mês de Maio é dedicado a falar sobre a importância da doação de leite materno. Assim será em maio, em toda a rede pública de saúde, graças ao Dia Nacional da Doação de Leite Materno, no dia 19. A celebração em Samambaia será 22 de maio, no Hospital Regional de Samambaia (HRSam).

Outros bancos e postos de coleta de leite também promoverão ações com as doadoras em agradecimento, além de encontros entre elas e as receptoras.

“Faremos uma sessão solene na Câmara Legislativa, alusiva à doação de leite humano, onde teremos a presença de parceiros, pessoas que foram responsáveis por esta história no DF e na Secretaria de Saúde, do Corpo de Bombeiros e de muitas doadoras de leite humano”, anuncia  coordenadora de Políticas de Aleitamento Materno da Secretaria de Saúde, Miriam Santos.

Ela adianta, ainda, que a secretaria pretende lançar as páginas de Facebook e do Instagram doAmamenta Brasília para facilitar a comunicação entre a Secretaria de Saúde e doadoras ou possíveis doadoras. “Essa rede de comunicação já é composta pelo site e pelo Aplicativo do Amamenta, além do telefone 160, opção 4”, complementa.

ESTOQUE BAIXO – Miriam Santos destaca que a mobilização social é fundamental para promover e apoiar o aleitamento materno e a doação de leite humano. Atualmente, 2.036 mulheres estão cadastradas como doadoras em todo o DF. A média de doação mensal é de 1,3 mil litros, quando deveria ser de, no mínimo, 1,5 mil para manter a distribuição sem apertos.

“Recuperamos o volume coletado em abril, mas a sensação é de que, no final do mês, perdemos o fôlego. O banco de leite do Hospital Regional de Ceilândia é um dos mais necessitados de doação. Entretanto, os outros não estão com margem para fazer mobilização de leite”, destaca Miriam.

PROGRAMAÇÃO – Cada banco de leite ainda está preparando sua programação específica para celebrar o Dia Mundial de Doação de Leite Materno, porém, as datas já foram definidas.

Em 21 de maio, acontecerá a Sessão Solene na CLDF. Nesta terça-feira (14), profissionais do posto de coleta de São Sebastião farão visita ao banco de leite do Hmib. No Hospital Regional de Brazlândia haverá programação na quarta-feira (15).

No dia seguinte, os hospitais de Planaltina, Paranoá e Asa Norte participarão das atividades. Na sexta-feira, será a vez de Ceilândia. Finalizam as atividades os hospitais regionais de Samambaia, Gama e Sobradinho, em 22 de maio; Santa Maria, no dia 23; e Taguatinga, em 24 de maio.

Késia Paos
o autorKésia Paos
Coordenadora de Jornalismo Local
Jornalista da rádio Ativa FM

Deixe uma resposta

WhatsApp #ZAPATIVA