Cultura

Artistas de Brasília recebem o Independent Music Awards de 2019

Vistos

Menestrel, do grupo Gypsy Jazz Club, é o nome do álbum agraciado com o Independent Music Awards, em sua 17a edição, na categoria “Melhor Álbum Instrumental”, no último dia 23/6/2019. Formado pelos músicos brasilienses Victor Angeleas (violão tenor e bandolim de 10 cordas), Pedro Vasconcellos (cavaquinho), Eduardo Souza (violão manouche) e Igor Diniz (contrabaixo acústico), o Gypsy Jazz Club mescla jazz manouche e música brasileira, de onde vêm as influências e vivências musicais de seus integrantes.(www.independentmusicawards.com/the-17th-independent-music-awards-winners/#album)

O Grupo

Criado em 2013, o Gypsy Jazz Club lançou seu primeiro disco com o violinista norte-americano Ted Falcon, incluindo músicas autorais e clássicos mundiais. Após a mudança do violinista para os EUA em 2016, Victor Angeleas entrou no grupo como solista, trazendo o timbre do violão tenor e do bandolim ao quarteto e fortalecendo a linguagem brasileira característica do grupo. O bandolim e o cavaquinho representam uma novidade no gênero, pois são instrumentos incomuns no estilo, e ampliam as possibilidades timbrísticas e estético-musicais. A experiência dos integrantes do grupo com a linguagem do choro moderno de Brasília reflete-se diretamente em suas composições e arranjos.

O Álbum

Apenas uma das 10 músicas do álbum Menestrel, produzido de forma independente, não é de seus componentes – o autor, Tiago Tunes, é um jovem bandolinista de Brasília. As nove músicas restantes são todas de membros da banda, eventualmente em parceria com outros artistas da cidade. Todos os arranjos foram elaborados pelos artistas, responsáveis também por toda a produção do álbum.

O Prêmio

O Independent Music Awards é uma premiação dada a artistas independentes, nos EUA, por uma comunidade mundial de artistas inovadores e fãs engajados. Este ano em sua 17º edição, as premiações homenageiam a excelência de talentos em música, vídeo, fotografia e design. Além do reconhecimento do prêmio, as músicas vencedoras são inseridas em listas de reprodução de streaming de diferentes empresas, em campanha segmentada com duração de 12 semanas, para mais de 650 estações de rádio e de internet – e oportunidades contínuas de desempenho, promoção e distribuição (www.independentmusicawards.com).
o autorKésia Paos
Coordenadora de Jornalismo Local
Jornalista da rádio Ativa FM

Deixe uma resposta

Site Protection is enabled by using WP Site Protector from Exattosoft.com
WhatsApp #ZAPATIVA