Cultura

103ª Sarau Complexo levou alegria a Expansão de Samambaia

Vistos

         Por: Demontiez Marques

            A 103ª edição do Sarau Complexo foi realizada na Expansão de Samambaia com muita alegra e diversidade na Quadra 629 a convite da Conselheira de Cultura Layd Laura, coordenadora do Instituto Embalando Sonhos que atende a comunidade local. O Sarau Complexo se tornou um grande movimento cultural e artístico que ocorre a quase dez anos. A iniciativa tem como proposta dar visibilidade e fortalecer a participação da população na vida cultural da cidade. Com data preestabelecida para ocorrer sempre na última sexta feira do mês, excepcionalmente, esta edição ocorreu sábado dia 31 de março, devido à encenação da Via Sacra do Cristo Negro, evento em grau de importância no calendário oficial de Samambaia e do DF.
          Tudo começou de forma simples com a realização da primeira edição em março de 2009, objetivando a concepção de um equipamento público para abrigar toda a cultura produzida por artistas locais e do DF, resultando na idealização do Complexo Cultural, que está na eminência de ser inaugurado. O Complexo Cultural é um símbolo da militância dos Entes e Agentes culturais da cidade, que tem por missão, ampliar a abordagem de novos talentos artísticos.

           O Sarau foi ganhando espaço e reconhecimento do público de forma modesta, consolidando-se como um dos eventos mais importante do calendário cultural de Samambaia. Atualmente, o processo de executar o Sarau é irreversível. Não é mais possível pensar na forma como era realizada, por que, além de artistas iniciantes e locais, participam também, artistas consagrados no Distrito Federal e região. 

          Temos a compreender que, desenhar, não é só rabiscar o papel, temos que acrescentar elementos ao desenho que nos propomos a fazer, exemplo disto, é que o Sarau está mais estruturado. Nesta edição ocorrida no mês de março, até a edição de julho, total de seis edições, período de duração do projeto, com o patrocínio do FAC (Fundo de Apoio à Cultura do DF), está sendo possível apresentar uma estrutura excelente, com palco novo, contratação de interpretes de libras, projeção de vídeos, melhor exposição de apoiadores e contratação de artistas. Desta forma, estamos mostrando que, começou a se desenhar um grande evento, que será legado às gerações futuras.

          O Sarau é uma vitrine para os artistas que se propõem a mostrar seu trabalho. A opinião unânime de quem já participou, é que, o Conselho de Cultura está contextualizando, todo o processo artístico e a cultura nesse momento de ebulição dos movimentos coletivos.  A entrada é totalmente livre e gratuita, envolve apresentações de dança, teatro, música, poesia, cultura popular, mostras de vídeos e exposições de arte, enfim, há diversão para todos os públicos.

          O 103ª Sarau Complexo ocorreu com as apresentações do Circo Artetude e do Coral das crianças atendidas pelo Instituto Embalando Sonhos; em maravilhosos shows do grupo de dança Pegada Black; Banda Maria Sabina e a Pêia,; Grupos de RAP Atitude Feminina e Sobreviventes de Rua; dupla sertaneja Suyane & Samuel; e da Cantora Thais Cordeiro e nas apresentações das poetas: Jirlene Pascoal; Lili Andrade; e Raquel Ely.

          Com realização do Conselho de Cultura de Samambaia e da DZ6 Produções, estão envolvidos na realização do Sarau, parceiros que contribuem de forma consciente: Administração Regional de Samambaia; Zé do Pastel; CNA Cursos de Inglês; Aliança Pães e conveniências, Fator Contábil; Aluminox; Eldo Pintura Eletrostática; AMSTEL; Saloon Red Rock; Raquel Brindes; Espaço Imaginário Cultura; Ativa FM Samambaia.

 

Próxima edição do Sarau Complexo ocorre em: 27 de abril de 2018.

Informações: – 98609-3109 – email: idemontcm@gmail.com.

 

  

Deixe uma resposta

WhatsApp #ZAPATIVA