Cidade

Samambaia chega aos 28 anos com foco na qualidade de vida

Visualizados

Agência Brasília

Criada em 25 de outubro de 1989 para abrigar famílias oriundas de invasões espalhadas no Entorno de Brasília, Samambaia chega aos 28 anos neste mês como núcleo urbano dinâmico, numeroso e consolidado.

Com mais de 254 mil habitantes e porte de cidade média, Samambaia tem comércio em expansão, rede pública de escolas e hospitais e parque ecológico, como o Três Meninas. A região é servida por malha viária planejada, que inclui um ramal da Companhia do Metropolitano do Distrito Federal (Metrô-DF).

Para comemorar o aniversário, a administração regional preparou seis dias de atividades cívicas, artísticas e culturais. A programação será aberta na segunda-feira (23) e se estenderá até domingo (29).

Na quarta-feira (25), ponto alto da festa, haverá o corte de um bolo de 28 metros em alusão à idade da região.

O nome do lugar tem origem no córrego que corta a cidade. Na sua nascente, logo abaixo das Quadras Residenciais 127 e 327, eram abundantes as plantas da espécie samambaia, um tipo de trepadeira.

A fixação de Samambaia como região administrativa — a 12ª do Distrito Federal — foi oficializada por meio da Lei nº 49 e pelo Decreto nº 11.291.

Embora o núcleo tenha sido formalizado só em 1989, seu projeto urbanístico estava pronto desde 1978, dentro do Plano Diretor de Ordenamento Territorial (Pdot) — antigo Plano Estrutural de Organização Territorial (Peot).

Os primeiros lotes foram vendidos na Quadra 406 e no Setor de Mansões Leste, que faz limite com Taguatinga. Os primeiros moradores começaram a se estabelecer no local em 1985.

Inicialmente, foram construídas 3.381 casas para famílias de baixa renda, inclusive funcionários públicos. Nas décadas seguintes, Samambaia consolidou-se entre as regiões que mais cresceram no Distrito Federal, conforme os estudos oficiais.

Crescimento urbano e economia
Segundo a Pesquisa Distrital por Amostra de Domicílios (Pdad), da Companhia de Planejamento do DF (Codeplan), a população urbana estimada de Samambaia em 2015 era de 254.439 habitantes, 11,42% a mais que o levantamento anterior, de 2013, quando foram estimados 228.356 moradores.

Ainda conforme a Pdad, a renda domiciliar média mensal da população é de R$ 3.368,49, o que representa cerca de 3,5 salários mínimos por família.

Cidades Limpas e operação tapa-buracos
Na quarta (18) e na quinta-feira (19), as Quadras Residenciais 402 e 404 passaram por uma operação tapa-buracos. O serviço do governo de Brasília foi oferecido por meio da Secretaria das Cidades e da Administração Regional de Samambaia, com apoio da Companhia Urbanizadora da Nova Capital do Brasil (Novacap).

Após passar por 12 regiões do DF, o programa Cidades Limpas chegou a Samambaia em 22 de maio e ficou na área até 2 de junho.

O mutirão, que contou com 186 trabalhadores, atuou em serviços de limpeza, conservação e revitalização. Um dos principais focos do programa foi o combate a pontos irregulares de descarte de lixo.

Diego Costa
Diego é publicitário, DJ, produtor musical e especialista em marketing digital. Faz parte do time Ativa FM e está responsável pelo caderno tecnologia.

Deixe uma resposta