Cidade

Saiba onde vacinar seu animal contra raiva em Samambaia

Campanha de vacinação contra raiva imuniza pets até 29 de setembro

Vistos

A campanha, que começou em 28 de junho, vai até o dia 29 de setembro. O posto de Samambaia Norte atende até dia 29/08 na quadra 416. O DF já tem 85.325 cães e gatos vacinados. A meta de 2018, no entanto, é imunizar 250 mil animais. Esse número corresponde a 80% da população de animais domésticos registrados na capital federal.

O porcentual, segundo o GDF, é “o necessário para criar uma barreira contra a disseminação da doença entre humanos”. Para receber a vacina, os animais devem estar saudáveis e ter mais de 3 meses de vida. Fêmeas gestantes ou recém-paridas também precisam ser imunizadas.

O vírus é 100% letal ao ser humano e tem como meio principal de transmissão a mordida de animais, especialmente de cães e gatos. O único caso da doença em humanos no DF ocorreu em 1978, mas a infecção em cães e gatos foi registrada em outras ocasiões – entre 2000 e 2001, por exemplo.

Em caso de suspeita de contágio em algum animal, não há recomendação expressa para que o pet seja sacrificado. A orientação é deixá-lo em observação por dez dias em local seguro, de forma a evitar ataques a pessoas ou outros bichos.

Se a observação não for possível, o pet deve ser encaminhado ao canil da Vigilância Ambiental em Saúde, da Secretaria de Saúde, no Setor de Habitações Coletivas Noroeste 4.

Fonte: Ativa Fm com informações do Portal G1

Deixe uma resposta