Cidade

Paróquia Santa Luzia é escolhida como cartão postal de Samambaia

A Paróquia Santa Luzia, ou Igreja da Barca, foi fundada em 1996 e fica na Quadra 304 de Samambaia | Foto: Acácio Pinheiro
Vistos

Fonte: Agência Brasília

Não é só mais uma simples igreja. E, sim, uma referência no imaginário dos moradores de Samambaia. Desde 1996, a Paróquia Santa Luzia – ou a “Igreja da Barca” – se tornou um templo de fé, mas também um ponto de referência da cidade. Essa semana a população local lhe rendeu mais um título: elegeu a paróquia o cartão postal de Samambaia.

No dia 31 de agosto, a Administração Regional abriu uma votação para escolher o ícone que representa a região e seus cerca de 300 mil moradores. Por meio de um formulário na internet e pelas redes sociais, foi possível escolher entre sete monumentos que simbolizam Samambaia. Com quase 40% dos votos, deu a paróquia na cabeça.

“Existiam sete opções de possíveis cartões postais. Mas desde o início, nos grupos de moradores, víamos muitos comentários sobre a igreja. Podemos dizer que Samambaia ganha uma identidade, a de ter um monumento único como a Igreja da Barca”, afirma o administrador Gustavo Aires.

Dentre 4.103 votos, a paróquia foi escolhida por 1.396 pessoas.Ela superou espaços esportivos como o Centro Olímpico e o Estádio de futebol Rorizão. Além do Chafariz, o Complexo Cultural, o Parque Três Meninas e o disputado Restaurante Comunitário.

Construída no formato de um navio, com janelas no casco que remetem à uma embarcação, o novo cartão postal de Samambaia logo ganhou o apelido de barca. Por dentro, estas janelas têm representações de santos. Alguns moradores ainda não rezaram por ali, mas sempre usam a Igreja da Barca quando querem apontar um local próximo.

“Foi também na época do filme Titanic. O órgão público que seria a referência de endereço era o fórum, mas só se lembra da Igreja da Barca”, conta o membro da Pastoral da igreja, Leandro Alves .

“Se tornar cartão-postal é um orgulho pra nós paroquianos. Uma igreja longe do centro de Brasília, frequentada por gente mais simples, sendo reconhecida. Ficamos felizes”, complementa ele, que presenciou a fundação do templo há 24 anos.

Resultado da votação

1º LUGAR: Igreja Santa Luzia – 1.396 votos
2º LUGAR: Parque 3 Meninas – 993 votos
3º LUGAR: Chafariz – 538 votos
4º LUGAR: Complexo Cultural – 377 votos
5º LUGAR: Centro Olímpico Rei Pelé – 283
6º LUGAR: Restaurante Comunitário – 268 votos
7º LUGAR: Estádio Rorizão – 248 votos

Site Protection is enabled by using WP Site Protector from Exattosoft.com
WhatsApp #ZAPATIVA