Tecnologia

Licenciamento digital de veículos começa a valer primeiro em Brasília

Motoristas podem apresentar documento do carro pelo celular

Vistos

A partir desta segunda-feira (27/8) o Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV) na versão digital passa a valer na Capital Federal. O licenciamento é o documento obrigatório que o motorista deve portar enquanto está transitando em seu veículo.

De acordo com o Departamento de Trânsito (Detran) a tecnologia será incorporada a cada estado gradualmente, começando pelo Distrito Federal. A expectativa é de que todo o país esteja atualizado até o fim de 2018, como determina a resolução.

“Fazemos um apelos aos Detrans de todas as outras 26 unidades da federação, para que tenham esse meio eletrônico nos seus sistemas informatizados de trânsito”, disse o ministro das Cidades, Alexandre Baldy, no evento de lançamento do projeto.

O documento – de porte obrigatório – ficará disponível no aplicativo “Carteira Digital de Trânsito”, que não tem custo para download. Por enquanto, a tecnologia só pode ser baixada em aparelhos Android. A expectativa é de que seja disponibilizada no sistema iOS até o fim desta segunda.

Quem já tem o aplicativo “CNH Digital” não precisa baixar o novo. Basta atualizá-lo e a migração será feita automaticamente. Na plataforma, também será possível acessar a Carteira Nacional de Habilitação Digital (CNH-e) e o Seguro Obrigatório de Danos Pessoais causados por Veículos Automotores de Via Terrestres (DPVAT).

“Com isso, diminuímos o tempo nas filas e ganhamos tempo com coisas que são efetivamente importantes”, disse a diretora-presidente do Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro), Glória Guimarães.

De acordo com o Código de Trânsito, o motorista que for parado sem o documento comete infração gravíssima e pode receber multa de R$ 293,47, sete pontos na carteira, além de ter o veículo removido.

Fonte: Ativa FM 98,1 com informações do Portal G1

Deixe uma resposta