Esportes

Centro de Iniciação Desportiva de Judô ensina o esporte com foco social em Samambaia

Vistos

O Centro de Iniciação Desportiva de Judô -(CID Judô Samambaia) é um programa em parceria com o Governo do Distrito Federal que identifica as diferentes aptidões e interesses dos estudantes, ampliando o processo de formação e seleção de futuros atletas.

Para participar do CID Judô em Samambaia é preciso estar matriculados na rede de ensino do GDF e apresentar Declaração de Escolaridade.  O Centro de Iniciação Desportiva está presente em 14 Coordenações Regionais de Ensino do DF, oferecendo as seguintes modalidades: Futsal, Futebol de Campo, Handebol, Voleibol, Basquetebol, Badminton, Tênis de Mesa, Xadrez, Judô, Capoeira, Luta Olímpica, Ginástica Artística, Ginástica Rítmica, Taekwondo, Natação, Atletismo e Ciclismo.

As aulas são ministradas por professores de educação física da Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal que orientam e conscientizam os participantes, por meio de práticas corporais, sobre a importância da atividade física para a saúde, autoestima e socialização.

Em Samambaia, Ana Karina é a responsável pelo polo da Escola Classe 502, antigo Marista. No local a professora atende em torno de 100 alunos. “Faço um trabalho para ensinar judô com foco social, onde envolvo as famílias e responsáveis dentro do programa. Temos diversas atividades durante o ano, os alunos visitam outras academias, participamos de grupo escoteiro, competições, eventos festivos” declara Ana Karina responsável pelo CID Judô em Samambaia-DF.

Segundo Ana Karina os jovens que se interessam podem participar do programa de jovem-instrutor, criado por ela, onde estudam e estagiam em outras turmas para se tornarem professores de judô. Além disso a professora também faz um acompanhamento com os responsáveis pelas crianças e adolescentes do programa “sempre abordo algum assunto social, orientação familiar, profissional ou auto-ajuda”, completa Karina.

Neste segundo semestre foram disponibilizadas 5 mil vagas em 18 modalidades para alunos da Rede Pública e conveniadas, nos três turnos. Além dessas, outras 1800 vagas para a comunidade com aulas de ginástica localizada, yoga, ginástica funcional, pilates entre outros. O CID têm como objetivo promover a melhoria da qualidade de vida da comunidade escolar com a oferta de práticas de ginástica e atividades sociais gratuitas.

 

 

Deixe uma resposta