Tecnologia

Brasília recebe encontro internacional sobre inovação cultural

Vistos

Gestões criativas e experiências territoriais a partir da cultura serão debatidas em evento nos dias 16, 17 e 18 de julho A Secretaria de Estado de Cultura do Distrito Federal se une à Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) e ao Observatório de Políticas Culturais da Universidade de Brasília para realizar o Encontro Internacional sobre Cultura, Desenvolvimento e Território, no Museu Nacional da República, dias 16, 17 e 18 de julho de 2018.

O evento é todo gratuito e aberto à comunidade. Para participar, inscreve-se Aqui.O Encontro Internacional Cultura, Desenvolvimento e Território discutirá o impacto das ações culturais e criativas no DF e no Brasil como um todo, combinando experiências de política cultural, gestão e ativismo social. O objetivo é dar visibilidade a iniciativas inovadoras de governos, estudiosos e sociedade civil a fim de contribuir para o desenvolvimento, em sentido amplo, do território e seus agentes.

Um dos destaques da programação é o colombiano Jorge Melguizo, ex-secretário de Cultura e de Desenvolvimento Social de Medellín (Colômbia), entre 2005 e 2010. Durante este período, Melguizo revolucionou a cidade ao utilizar projetos sociais e culturais como “armas” para combater a corrupção e os altos índices de violência que existiam na época. No campo de políticas públicas para juventude, o destaque fica por conta de Antônio de Pádua, coordenador geral do RUAS (Rede Urbana de Ações Socioculturais) e do Programa Jovens de Expressão, Distrito Federal. Pádua trabalha com inclusão social do jovem através da ocupação de espaços públicos e promove o seu empoderamento por meio da junção do trabalho social de base e da produção de eventos com foco na cultura urbana.

Outra presença confirmada é a do escritor e doutor em Educação pela Universidade Federal do Ceará (UFC), Fabiano Piúba. Atual secretário de Cultura do Ceará e presidente do Fórum Nacional dos Secretários e Dirigentes de Cultura, Piúba dialogará sobre sua experiência em gestões inovadoras e integração dos estados brasileiros na formulação das diretrizes para uma política cultural colaborativa. A programação, com convidados do Brasil e de outros países, visa estimular o debate entre perspectivas locais, nacionais e internacionais e fortalecer o entendimento da cultura como fator essencial no desenvolvimento integrado do território.

PROGRAMAÇÃO Dia 16/07 (segunda-feira) 18h –

MESA DE ABERTURA · Fátima Makiuschi – coordenadora do Observatório de Políticas Públicas Culturais (OPCULT/UnB-DF)

· Isabel de Paula – coordenadora de Cultura a.i. da UNESCO no Brasil (DF) · Guilherme Reis – secretário de Cultura do DF 19h às 20h –

CONFERÊNCIA DE ABERTURA E COQUETEL

· Jorge Melguizo (Colômbia) – ex-secretário de Cultura e de Desenvolvimento Social de Medellín, jornalista, consultor e professor de gestão pública, cultura cidadã, desenvolvimento organizacional da sociedade civil.

Dia 17/07 (terça-feira)

10h às 11h30 PAINEL  “Cultura e Futuro Urbano”

· Isabel de Paula – Coordenadora de Cultura a.i. da UNESCO no Brasil (DF)

· Luciana Lima Guilherme – professora do MBA em Bens Culturais: Cultura, Economia e Gestão da Fundação Getúlio Vargas (FGV/RJ) e consultora e pesquisadora em economia criativa, desenvolvimento e políticas públicas de cultura (RJ) · Thiago Andrade – secretário de Gestão de Território e Habitação do Distrito Federal (DF)

11h30 às 12h30 – DEBATE

14h30 às 16h DIÁLOGO

– A Cultura em Campo: experiências de impacto territorial a partir da cultura

· Marina Pereira – coordenadora do Instituto ProComum e coordenadora de Programação do Lab Santista (SP) · Antônio de Pádua – coordenador geral do RUAS (Rede Urbana de Ações Socioculturais) e do Programa Jovens de Expressão (DF)

· Cesar Piva – diretor presidente da Fábrica do Futuro (MG)

· Rebeca Brandão Vargas – gestora do Arena Carioca Dicró e Produtora do Observatório das Favelas (RJ) · Lorena Saavedra – idealizadora da Rede Amazônia Criativa, produtora e gestora cultural (PA)

16h às 17h – DEBATE

Dia 18/07 (quarta-feira)

10h às 11h30 PAINEL

Políticas Culturais e Território

· Maria de Fátima R. Makiuchi – coordenadora OPCULT/UnB (DF)

· Rafael Sanzio – Professor e Pesquisador do Departamento de Geografia da UnB (DF) · Alexandre Barbalho – Professor e Pesquisador da Universidade Estadual do Ceará (CE)

· Paulo Duarte – Cátedra da UNESCO de Políticas Culturais e Cooperação e Professor colaborador da Universidade de Girona (Catalunha/ES)

11h30 às 12h30 – DEBATE

14h30 às 16h DIÁLOGO

– Política cultural no Brasil: experiências de gestão inovadoras

· Fabiano Piúba – secretário de Cultura do Ceará e presidente do Fórum Nacional dos Secretários e Dirigentes de Cultura (CE)

· Mariana Soares – subsecretaria de Promoção e Difusão Cultural (DF)

· Albino Rubim – professor titular da Universidade Federal da Bahia (UFBA) – Programa Multidisciplinar de Pós-Graduação em Cultura e Sociedade e do Programa de Artes Cênicas e ex-secretário de Cultura da Bahia (BA)

· Niedja Santos – diretora do Escritório de Inovação Econômica da Prefeitura de Santos, membro da Rede de Cidades Criativas da UNESCO na categoria Audiovisual (SP)

16h às 17h – DEBATE

17h30 – ENCERRAMENTO

SERVIÇO

Encontro Internacional sobre Cultura, Desenvolvimento e Território

16/07 (segunda-feira), a partir das 18h

17/07 (terça-feira), das 10h às 18h

18/07 (quarta-feira), das 10h às 18h

Local: Museu Nacional da República

Inscrições gratuitas: https://goo.gl/VHyoed

Mais informações: (61) 3325-6108

Késia Paos
o autorKésia Paos
Coordenadora de Jornalismo Local
Jornalista da rádio Ativa FM

Deixe uma resposta

WhatsApp #ZAPATIVA